Precauções especiais para pessoas que menstruam: Evite os āsanas/posturas durante o período menstrual, caso o fluxo estiver excessivo, posturas como:
Upaviṣṭha koṇāsana
Baddha koṇāsana
Vīrāsana
Jānu śīrṣāsana
Paśchimōttānāsana
Uttānāsana
Algumas posturas podem ser realizados com efeito benéfico, porém jamais fique de cabeça para baixo durante o período menstrual.
Durante a gravidez: Todos os āsanas/posturas podem ser praticados durante os 3 primeiros meses de gestação.
A pratica de yoga com posturas em pé e as flexões para a frente devem ser feitas com suavidade, já que neste momento a coluna deve ganhar força e elasticidade, sem que nenhuma pressão seja exercida sobre o abdômen.
Baddha koṇāsana e upaviṣṭha koṇāsana podem ser praticados ao longo de toda a gestação, e a qualquer hora do dia (mesmo após as refeições, mas não faça flexões para a frente imediatamente após as refeições), pois esses dois āsanas/posturas fortalecem os músculos pélvicos e lombares e reduzem consideravelmente as dores do parto.
Já o Prāṇāyāma sem retenção (kuṁbhaka) pode ser praticado durante toda a gestação, a respiração profunda e regular ajuda consideravelmente o parto.
Após o parto: Após os nove meses de gestão, durante o primeiro mês pós parto, nenhuma postra de yoga deve ser praticada. Após o segundo mês a pratica deve ser suave e continua.
Três meses após o parto, todos os āsanas podem ser praticados com conforto.
Comentarios